Etapas

O processo de premiação compreende 4 etapas:

1ª Etapa - Inscrição via hotsite

A empresa deve acessar a área de inscrição no site e preencher o formulário com os dados cadastrais e informações de contato da pessoa que será a responsável pela participação da empresa no Prêmio.

2ª Etapa - Preenchimento do Roteiro de Práticas e do Questionário

Após a inscrição a empresa receberá no e-mail cadastrado no formulário de inscrição o link para um Roteiro de Práticas que deverá ser preenchido online e os profissionais com deficiência que trabalham na empresa receberão o link para o Questionário “Grau de Inclusão”, que também deverá ser preenchido online.

A) Roteiro de Práticas

Direcionado para a área responsável pelo Programa de Inclusão, as empresas concorrentes poderão apresentar as suas práticas em cada uma das dimensões estabelecidas no Roteiro de Práticas.

A empresa poderá apresentar 01 (uma) prática para cada dimensão (acessibilidade, cultura organizacional, gestão, recrutamento e seleção e protagonismo), totalizando no máximo 5 (cinco) práticas inscritas.

Critérios de avaliação das práticas:

  • Relevância das informações para o processo de inclusão das pessoas com deficiência
  • Qualidade das Informações prestadas
  • Tempo de implantação e viabilidade
  • Impacto e alcance da prática
  • Potencial de replicação

Importante: O Roteiro de Práticas é o único questionário voltado para a empresa. É por meio dele que a empresa tem a oportunidade de descrever as principais ações realizadas em favor da inclusão de pessoas com deficiência em seu quadro de funcionários.

B) Questionário - Grau de Inclusão

Este é o principal questionário, pois é direcionado para os funcionários com deficiência.

Ele é dividido em 5 (cinco) dimensões: acessibilidade, relacionamento, desenvolvimento, inclusão e satisfação.

O questionário deve ser enviado para todos os funcionários com deficiência que trabalham na empresa. O representante da empresa concorrente deverá encaminhar para a coordenação do prêmio a relação com todos os funcionários com deficiência, contendo as seguintes informações: nome, cargo, e-mail e telefone para que a equipe técnica do Prêmio possa encaminhar o link do questionário.

3ª Etapa - Seleção das 15 empresas finalistas e visitas técnicas

Serão selecionadas quinze empresas finalistas, tendo como base a pontuação nas práticas relatadas e no questionário respondido pelos profissionais com deficiência, ambos obrigatórios:

  • Roteiro de Práticas;
  • Questionário Grau de Inclusão;

As empresas selecionadas poderão, a critério da Equipe Organizadora, receber a visita técnica dos consultores do prêmio com vistas a confirmar a veracidade das informações fornecidas no ato da inscrição, e nas respostas ao questionário, e assim elaborar um parecer detalhado sobre cada uma delas.

4ª Etapa - Comissão Julgadora

Com base na avaliação técnica, será elaborado um relatório a ser submetido a uma Comissão Julgadora, formada por personalidades com renomada atuação na área da inclusão das pessoas com deficiência.

As classificações individuais serão analisadas, a fim de se chegar às três empresas que receberão a premiação. As demais finalistas (doze empresas) receberão uma menção honrosa.

Além dos Prêmios, serão destacados os Casos das Boas Práticas entre aquelas iniciativas consideradas exemplares. As empresas vencedoras serão divulgadas no Portal da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo e constarão da publicação digital, distribuída na cerimônia de premiação, que reúne o material dos casos finalistas e principais resultados.

Por fim, os Prêmios serão anunciados e entregues em evento público, em local a ser definido, na cidade de São Paulo, e com cobertura da mídia.